Beyond OS

Tecnologia em ambientes empresariais, focado em Software Livre e aquilo que der na telha

Subscribe to Beyond OS
Technorati
del.icio.us
14.out.2009

GTD – Dicas e Programas

postado por Renê Teixeira Francisco
(Sem votos)
Loading ... Loading ...

Depósito de pensamentosGTD (Get Things Done) é um método para execução de tarefas que visa limpar nossas mentes da preocupação com as tarefas que vem a seguir ou que deveriam vir a seguir, dessa forma podemos focar nossos esforços mentais para a execução da mesma sem as interrupções constantes que pipocam em nossas mentes a todos os instantes. Inicialmente descrita por David Allen no livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity“, se trata de uma forma simples de organizar seus pensamentos e transformá-los em ações, deixando a mente livre para desenvolver seu potencial criativo.

Venho usando o método GTD a alguns meses, mas ainda não me considero um fiel seguidor, muitas vezes me pego controlando as coisas na base do quem grita mais, mas os resultados veem aparecendo aos poucos.

O GTD, originalmente, foi sugerido sem a necessidade de nenhum suporte hi-tech, sendo feito em papel através da organização de listas de afazeres. Embora funcional, o supore tecnológico vem aprimorando as formas de controle e de interação com as ferramentas que usamos no dia a dia como email, calendários, smartphones e outros. Posto isso, tenho duas ferramentas tecnologicas para sugerir.

RTM no IphoneA primeira é para aqueles que precisam de mobilidade, que nunca param na frente de seus computadores, mas que normalmente andam com eles nos bolsos, seus smartphones, através do site “Remember the Milk“. Embora não seja obrigatório ter um smartphone para utilizá-lo ele facilita a vida por ter plugins para o Iphone, HTC com Android, Blackberry, Windows Mobile, além de integrar com Twitter, Gmail e outros. Através deste site é possível controlar suas listas de afazeres da forma que queira, receber avisos por email, mensageiros instantâneos, twitter, incluir tarefas com o envio de um simples email, realmente é fantástico e está em português. Quer mais, podemos utilizá-lo sem pagar nada, óbvio que na conta Pro, entenda “paga”, existem outras funcionalidades que podem ajudar ainda mais.

Thinking RockA segunda sugestão é a solução ThinkingRock, que é um programa escrito em java, o que facilita a utilização nas diversas plataformas existentes. Utilizo mais este pois não fico em trânsito o tempo todo, me dando mais facilidades em lidar com as tarefas. Me dá a possibilidade de incluir pensamentos dispersos e depois processá-los, transformando em tarefas ou até em projetos. Pode tratar os emails de uma conta qualquer e transformá-los automaticamente em tarefas, eliminando a necessidade de acompanhar as nossas caixas de entrada. Com grande quantidade de relatórios já existentes facilita o acompanhamento e execução das tarefas. Um programa muito bom, fácil e poderoso.

Ficam ai minhas dicas de ferramenta para facilitar a utilização do método GTD, mas lembrem que eles não são obrigatórios, podendo ser feitos através de listas/templates em papel, para maiores informações  sobre GTD no Papel visite os sites PocketMod, Next Action Cards, Hacking a GTD Moleskine e DIY Planner.

Não esquecendo do grupo gtdbr bastante ativo e que discute sobre GTD e outros assuntos pertinentes a produtividade pessoal.

Por hoje já deu, fui.

Related Posts with Thumbnails

Posts Relacionados

  1. GTD: Para todos os gostos e bolsos | Beyond OS Said,

    [...] 27.out.2009 GTD: Para todos os gostos e bolsos0 visitaspostado por Renê Teixeira FranciscoNo post GTD – Dicas e Programas passei apenas 2 softwares para facilitar o uso do GTD, um para Web e HandHeld e outro para Desktop, [...]

Comente

Performance Optimization WordPress Plugins by W3 EDGE